O Papa Francisco lançou um enorme desafio à Igreja: ouvir o povo de Deus, com vista à construção de uma igreja adequada aos novos tempos. Porque somos todos convidados a participar chamamos de Caminho Sinodal.

Tentando responder a esta chamada, a comunidade paroquial de Nª. Sº da Ajuda, prepara-se para responder a este grande desafio, e com o apoio do Espirito Santo, dar o seu contributo, fazendo-se ouvir sobre o presente e o futuro da Igreja que somos e que queremos ser.

Assim, com enorme expectativa, desejando incluir um número alargado de pessoas, a todos convidamos para participarem nas Assembleias comunitárias que decorrerão nos dias 20/02, 06/03 e 20/03 pelas 15h (local a definir posteriormente).

Chegou a hora, vamos caminhar em conjunto! Com alegria, “partimos” confiantes, dando graças por esta ocasião única na história da Igreja. Que o Espírito Santo permaneça no meio de nós e nos ilumine neste caminho!

Para compreender melhor o que é o sínodo vejo o vídeo:

Documentos de Apoio Reflexão

JESUS É O BOM PASTOR! (João 10, 11-16)

Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. O mercenário, e o que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo e abandona as ovelhas e foge e o lobo arrebata-as e espanta-as, porque é mercenário e não lhe importam as ovelhas. Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-me, assim como o Pai me conhece e Eu conheço o Pai; e ofereço a minha vida pelas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil. Também estas Eu preciso de as trazer e hão-de ouvir a minha voz; e haverá um só rebanho e um só pastor.

Comentário do  Cardeal Jean-Claude Hollerich – o Jesuíta que lidera a Arquidiocese do Luxemburgo e é presidente da COMECE (Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia).

“As pessoas não mudaram em dois mil anos. Ainda estamos à procura da felicidade e não a encontramos. Ainda temos sede de infinito e esbarramos nos nossos próprios limites. Cometemos injustiças que têm sérias consequências para outras pessoas, a que chamamos de pecado. Mas agora vivemos numa cultura que tende a reprimir o que é humano. Esta cultura de consumo promete satisfazer os desejos humanos, mas não o faz. No entanto, em momentos de crise, de choque, as pessoas percebem que há toda uma série de questões adormecidas nos seus corações. A mensagem do Evangelho é excepcionalmente fresca para responder a esta busca de sentido e felicidade. A mensagem ainda é relevante, mas os mensageiros às vezes aparecem em trajes de outrora, o que não é o melhor serviço para a mensagem em si. É por isso que precisamos de nos adaptar. Não para mudar a mensagem em si, é claro, mas para que ela seja compreendida, mesmo que sejamos nós que a anunciemos. O mundo ainda está à procura, mas não está mais a olhar na nossa direcção, e isso dói. Devemos apresentar a mensagem do Evangelho de tal forma que as pessoas se possam orientar para Cristo…É por isso que precisamos de uma nova linguagem que deve ser baseada no Evangelho. E toda a Igreja deve participar no desenvolvimento desta nova linguagem: este é o significado do Sínodo.”

• 2ª reunião sinodal – 6 de março, pelas 15h30 na Capela do Caramão.
  • Celebraçãosó “caminhamos juntos” se tivermos como base a escuta da Palavra e a celebração Eucarística.
    • Como é que a oração e a Eucaristia inspiram e guiam a nossa vida paroquial?
    • Como promovemos a participação ativa de todos os fiéis?
    • Como é que a Palavra e a Eucaristia inspiram as nossas decisões mais importantes?