Órgão Histórico Ibérico

da Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Ajuda

Não existe muita documentação sobre este instrumento. A pouca informação que existe aponta para a possibilidade da sua origem em 1792. O organeiro que o construiu, António Xavier Machado e Cerveira, foi um profícuo construtor de órgãos nesta época. A reconstituição e o restauro em 1988 pelo organeiro António Simões tornou possível o funcionamento deste instrumento. A registação, funcionamento e peculiaridades do instrumento são pertinentes e relevantes. Machado e Cerveira criou uma tipologia e função para o instrumento na época e este órgão é um desses exemplos. Uma especificação deste instrumento revela algumas semelhanças e diferenças face a outros órgãos históricos de Machado e Cerveira. Através de pesquisa de antigos titulares e organistas é possível compreender o percurso deste instrumento. Um enquadramento histórico da edificação da Igreja Paroquial, após o terramoto de 1755, corrobora uma possível justificação da existência de um instrumento deste género, neste local. Certos elementos maçónicos e monárquicos no instrumento indicam a estética e financiamento na sua construção.

Este órgão histórico de carácter ibérico é de grande relevo para a organaria portuguesa.

Mais informação detalhada sobre o órgão histórico encontra-se no seguinte endereço:

De acordo com vários registos existentes na Paróquia e ainda presentes na memória de todos, pelo menos 3 organistas do Instituto Gregoriano, alunos de Antoine Sibertin-Blanc, tocaram regularmente neste órgão. Permaneceu com a titularidade, Antoine Sibertin-Blanc até ao seu falecimento em 17 de Novembro de 2012. Foram promovidos vários concertos e recitais acompanhados por este órgão, onde figuraram outros organistas como João Vaz e Rui Paiva, vários solistas e coros; o coro Olisipo, coro Stella Maris, tenor Carlos Guilherme, soprano Liliana Bizinec, baixo João Oliveira e clarinetista António Saiote, citando apenas alguns. Todas estas iniciativas culturais foram feitas pelo Prior José Bernardo Gonçalves que esteve na Paroquial de 1970 a 2005 o ano que faleceu. Pela ocasião do bicentenário da Paroquial em 1987, o Prior José mandou restaurar o órgão histórico, tendo promovido grande actividade cultural, principalmente no ano de 1988 e restantes anos. Desde 1996 que o organista é Cláudio de Pina, o actual titular do órgão histórico da Paróquia da Ajuda desde 2013. É promovido regularmente um Masterclass de Música Antiga e Sacabuxa com concerto de entrada livre todos os anos, onde figuram na direcção Adam Woolf e Win Becu. De notar que a Igreja tem uma acústica bem presente, provavelmente devido à configuração do tecto e azulejos, para o instrumento e prática de actividade musical. A acústica da Igreja está a ser alvo de investigação e medições por parte de Cláudio de Pina. Regularmente são feitos concertos com visita guiada, onde é partilhada a informação sobre o instrumento, igreja e local.

O organista residente, Cláudio de Pina apresentou ao público o seu novo álbum “Avant Garde Organ”, inteiramente tocado neste órgão.

Mais informação acerca do álbum encontra-se no seguinte endereço https://www.claudiodepina.com/booklet.html