MARIA É A PRIMEIRA A PÔR-SE A CAMINHO

(Lc 1, 26-39)

O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré,
a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David; e
o nome da virgem era Maria. Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.» Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação. Disse-lhe o anjo: «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo. O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David, reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim.» Maria disse ao anjo:
«Como será isso, se eu não conheço homem?» O anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus. Também a tua parente Isabel concebeu um filho na sua velhice e já está no sexto mês, ela, a quem chamavam estéril, porque nada é impossível a Deus.» Maria disse, então: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.»
E o anjo retirou-se de junto dela. Por aqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade da Judeia.

Segundo os critérios do mundo, Maria podia ter ficado em casa a gozar da felicidade que lhe fora comunicada, a orgulhar-se da honra sublime que lhe fora concedida. Segundo os critérios do mundo…!
Mas Maria tinha outra maneira de ser. Ela estava cheia da graça de Deus, o Senhor estava com ela. Por isso, agradecendo certamente no íntimo do seu coração tal alegria, apenas pensou como poderia retribuir o extraordinário dom recebido. O Espírito Santo, também lhe inspirou o desejo de partilhar com outros a sua alegria. Por isso, partiu ao encontro de sua prima Isabel, pôs-se a caminho para ajudar…. É este o agir do Espírito Santo quando o crente se disponibiliza para fazer a vontade de Deus. Maria caminha para a Igreja, pela Igreja e com a Igreja, ela também Igreja, levando-nos a Jesus. Maria dá o primeiríssimo passo no caminho sinodal, Maria ensina-nos para onde e como caminhar.

Tal como Maria tomou o caminho apressadamente para cumprir a vontade de Deus, tenhamos também urgência em ir ao encontro de Jesus com toda a Igreja, participando de forma ativa na reflexão que nos é proposta neste Sínodo.

• 20 de fevereiro – 15h30 | Tema: “Escutar” – Como é que Deus nos fala através de vozes que por vezes ignoramos? O que facilita ou inibe a nossa escuta? Como ouvimos os outros? Como é que Deus nos fala através dos que ignoramos? Quais são os nossos limites na capacidade de escuta?

Nota: Para mais informação consulte o site paroquial ou a pagina do facebook https://www.paroquiaajudalisboa.com/sinodo-2021-2023 https://pt-pt.facebook.com/Paroquiansajudalisboa/

Por uma Igreja sinodal – Comunhão | Participação | Missão

Patriarcado de Lisboa-sínodo

Sínodo e sinodalidade: caminho de escuta iluminado pelo Espírito Santo – Semanário da Diocese do Porto