Vicentinos

SOCIEDADE DE S. VICENTE DE PAULO

CONFERÊNCIA DE NOSSA SENHORA DA AJUDA

A Conferência de Nossa Senhora da Ajuda, da Sociedade de S. Vicente de Paulo, foi fundada em 9 de Fevereiro de 1930 e é constituída por um grupo de paroquianos que, de forma inteiramente voluntária, procuram assistir as famílias mais necessitadas da Paróquia.

A Conferência de S. Vicente de Paulo é, entre nós, o organismo que faz a ponte entre a Comunidade e os pobres. São eles que acorrem e ajudam aos paroquianos em situação de pobreza, doença, solidão, droga e outros motivos de exclusão. Visitam-nos, acompanham-nos regularmente e ajudam a encaminhar para outras Entidades, sempre que a situação o requeira. Também distribuem mensalmente bens do Banco Alimentar, a que juntam os adquiridos pela Conferência. Consoante os casos, ajudam no pagamento de medicamentos, de pequenas obras em casas degradadas, na renda da casa, água, gás, luz, transportes…e a alguns com um auxílio mensal em dinheiro. Também distribuem roupa, detergentes, artigos de higiene, sempre que possível.

Neste momento são cerca de 40 as famílias visitadas. O apoio que prestam é diversificado consoante as possibilidades da Conferência e as necessidades dos assistidos e só é possível graças à generosidade dos Paroquianos, ao protocolo com o Banco Alimentar contra a Fome e com a Entreajuda.

A Conferência continua particularmente interessada na propagação do espírito vicentino junto das camadas mais jovens da Comunidade Paroquial e colabora com a Paróquia nas actividades que esta desenvolve, nomeadamente no sector sócio-caritativo.

A equipa reúne-se na segunda e na quarta segunda-feira de cada mês pelas 18 horas, numa das dependências da Igreja Paroquial.

Se quiser juntar-se a nós pode contactar-nos no dia e hora das reuniões mensais ou através do funcionário da recepção da Igreja, deixando o seu contacto.