+(351) 213 630 039

Centro de Preparação para o Baptismo

Em 1972, constituiu-se a primeira equipa de acolhimento aos pais que vêm pedir à Igreja o batismo para os seus filhos. Um dos objetivos é promoverem, junto dos pais, a consciencialização da sua Fé em Jesus Cristo e recordarem a responsabilidade pela educação cristã dos seus filhos, nomeadamente na altura da entrada para a catequese.

As principais ações deste grupo são:

• Acolher em nome da comunidade, às quartas-feiras, das 18h às 19h, mas com marcação prévia obrigatória (tel:213630039), os pais que pedem o batismo dos seus filhos e organizar o processo burocrático*.
    Este serviço de acolhimento não se verifica durante o mês de agosto.
  • Realizar um encontro preparatório do batismo para os pais e padrinhos, com o objetivo de:
    • Consciencializar os pais e padrinhos para a importância do batismo;
    • Recordar o compromisso de educar os filhos na religião cristã, com o apoio da comunidade (catequese).
    • Preparar a liturgia batismal.
  • Acolher, sempre que possível, as crianças e as famílias no dia do batismo.

* Informação necessária para o processo do batismo:

• Nome completo da criança; Data de nascimento; Freguesia e concelho de nascimento
  • Nome completo dos pais; Freguesia e Concelho de nascimento
  • Morada completa dos pais e contactos
  • Nomes completos de avós maternos e paternos
  • Nome completo dos padrinhos; Data de nascimento; Estado civil; Profissão e Morada completa
  • Comprovativo de crisma dos padrinhos

O sacramento do batismo deve ser recebido preferencialmente, na missa comunitária de Domingo, às 11h, na Igreja Paroquial.