A Nossa Paróquia

A Paróquia da Ajuda teve início em 1587, mas já em 1450 existia uma ermida no sítio da Ajuda que, nesse ano, participou pela primeira vez no círio de Nª. Sª. do Cabo.

Em 10 de Maio de 1835 com uma solene procissão e trasladação do Santíssimo Sacramento que a sede da Paróquia passou a ser o Convento da Boa Hora da Ordem dos Eremitas Descalços de Santo Agostinho, fundado em 1664 e cuja ordem foi extinta por decreto de 8 de Maio de 1834.

A criação deste convento é-nos contada assim:

“O Convento de N.ª Sr.ª da Boa Hora, na freguesia da Ajuda extramuros da cidade de Lisboa, foi fundado pelos religiosos Agostinhos Descalços no sítio chamado Espargal …, no ano de 1756, por ocasião do grande terramoto sucedido em 01 de Novembro de 1755, em que saíram do convento de N.ª Sr.ª da Boa Hora de Lisboa, os religiosos daquela comunidade, fugindo da ruína que o convento ameaçava. Por esta causa vieram os religiosos em 16 de Janeiro de 1756 acomodar-se no sobredito sítio… e depois de feito o cómodo para habitação dos religiosos se lançou a 1ª pedra da nova Igreja dedicada a N.ª Sr.ª da Boa Hora e Santa Rita, em 7 de Abril de 1766.” (Doc. Biblioteca Ajuda)

Desde 1587 foram párocos desta freguesia 42 Padres, sendo o atual, Padre Francisco, o 43º Pároco de Nª. Sª. da Ajuda.