Centro Social e Paroquial

O Centro Social Paroquial de N.ª S.ª da Ajuda criado pela nossa Paróquia em 1958, utilizando um prédio da Calçada da Ajuda  227, e alargado em 1963 com a  construção de um “Barracão” do Cruzeiro substituído, em 1971, por uma construção de alvenaria, para apoio directo das populações que viviam no Vale de Alcântara, tem mantido e alargado a sua actividade em várias modalidades de serviços de acção social emapoio variado às pessoas da Comunidade humana da Ajuda que dele necessitem.

O nosso Centro Paroquial, que é um apoio à pastoral paroquial, sobretudo no diz respeito à ajuda concreta aos mais necessitados (e as necessidades são de muita ordem) gere várias valências que põe à disposição da Comunidade Humana residente neste freguesia. É um encargo grande mas que faz com muito empenho porque está bem consciente que a Igreja é mãe e portanto deve trabalhar pelos seus filhos. Essas valências têm variado ao longo dos quase 60 anos da sua existência, consoante as necessidades mais sentidas pela população. A freguesia tem vindo a envelhecer drasticamente nas últimas décadas. Hoje está contada como a mais envelhecida da cidade de Lisboa. É preciso e urgente olhar pelos nossos idosos e apoiar as famílias nesta sua missão. Criámos algumas estruturas de apoio consoante foi possível.

Tínhamos iniciado com um CONVÍVIO PARA A TERCEIRA IDADEque ainda se mantem, dirigido e animado sempre por voluntários. Daí, depois de feitas obras numa pequena casa cedida pela Estado à Paróquia, partimos para o Refeitório Socialna Rua do Guarda Jóias. Depois Centro de Diae Apoio Domiciliárioa partir do mesmo refeitório.

A partir da construção do Centro do Cruzeiro, em 1971, foi possível melhorar significativamente a dimensão e qualidade das actividades.

LAR DE S. JOSÉ

O Lar de S. José foi inaugurado no dia de S. José, seu padroeiro, do ano de 1997 com a entrada dos 8 primeiros residentes. E foi benzido pelo Sr Cardeal Patriarca D. José Policarpo, em 31 de outubro de 1998.

Podemos dizer que foi o último grande sonho do Senhor Padre Zé. A ideia dum Lar para idosos da Paróquia surgiu na sequência duma pastoral dos idosos, que era uma necessidade aqui sentida há vários anos.

E finalmente o Lar que levou sete anos a construir e que consistiu num grande esforço da Paróquia e na tenaz persistência do Senhor P. Zé. Ninguém tinha nesta paróquia experiência de gestão e condução de lar de idosos. Era algo de novo, e muito complexo o que nos fez tremer antes de abrir as portas. Muitas reuniões, muitas visitas, muitas consultas. Qualquer pequeno problema era logo um grande problema. O Senhor P. Zé já não acompanhou esta fase. Começámos com pouca gente com medo de que as coisas não corressem bem. Demos as mãos e no dia de S. José desse ano pudemos inaugurar solenemente esta casa. A pouco e pouco tudo se foi organizando e algum tempo depois já estava a funcionar em pleno. Rapidamente a casa ficou cheio e daí para cá nunca mais teve vagas para preencher. Hoje tem 50 internos e estudamos a possibilidade de aumentar a sua capacidade em vista da enorme procura que tem.

No Lar de S. José, além do Lar (com capacidade para 50 camas, sempre lotado e com longa lista de espera)também passam outras actividades de cariz socio caritativo como o Centro de Diacom cerca de 30 pessoas, o Apoio Domiciliárioneste momento a cerca de 80 casos, o apoio à Crechee Jardim de Infânciae ao Convívio da Terceira Idade (Grafonola, Rancho Folclórico, Ginástica etc.).

Empregamos à volta de 60 pessoas.

Que a Paróquia da Ajuda saiba estimar e apoiar esta Instituição Paroquial que tem ajudado tanta gente e, quem sabe, se um dia também não viremos a precisar dela. Que o bom S. José nos proteja.

Nos vários sectores há actividades lúdicas, recreativas, formativas e culturais, consoante as várias idades, capacidades e interesses.

As épocas festivas, como Natal, Carnaval, Santos Populares são vividas com maior empenho de todos.

Em Maio os idosos fazem uma Peregrinação a Fátima.

O Sector de Idosos festeja o seu Dia em 19 de Março (Festa de S. José, Padroeiro do Lar).

Estes dias de festa são vividos com a participação dos utentes, familiares e funcionários; o Senhor Prior celebra a Eucaristia por todos os que de qualquer forma e ao longo dos anos estiveram ligados ao Centro e segue-se um tempo de convívio animado pelas crianças ou pelos próprios idosos.