A Igreja Paroquial - Património

A IGREJA PAROQUIAL – PATRIMÓNIO

A Igreja faz parte de um complexo conventual fundado, em 1758, sobre um antigo convento de frades dominicanos e entregue à Ordem dos Agostinhos Descalços.

Acima do revestimento azulejar observam-se 8 telas, sendo as 6 de menores dimensões e tematicamente dedicadas à vida de Santo Agostinho atribuídas a Bento Coelho da Silveira (activ. 1648 – 1708), enquanto as restantes 2 (representações do Calvário e Nossa Senhora da Conceição), serão da autoria de Botovi. A capela-mor, de topo plano, coberta por abóbada formal e decorativamente idêntica à da nave, apresenta retábulo de madeira dourada e pintada no qual se distingue, ao centro, uma imagem setecentista de Nossa Senhora da Ajuda, ladeada por 2 nichos albergando representações de Santo Agostinho e de Santa Rita. Nos muros laterais podem apreciar-se 4 telas figurando os Doutores da Igreja.

A Imagem da Padroeira da Paróquia – Nossa Senhora da Ajuda – foi oferecida pela Rainha D. Maria Pia em 1872.

Tanto a igreja como o antigo convento encontram-se classificados como Monumento de Interesse Público.