Iniciámos a celebração dos 50 anos do nosso Centro Paroquial na passada sexta-feira, dia 27, com uma Eucaristia presidida pelo Bispo auxiliar do Patriarcado, D. Tomaz da Silva Nunes e com uma festa familiar no salão paroquial. A presença do povo não foi muita, mesmo assim encheu-se a Igreja. A hora não era a mais indicada para muita gente, mas tivemos de fazer esta escolha porque queríamos uma representação das várias valências do Centro e só a essa hora podíamos lá ter as crianças e mesmo alguns idosos do Centro de Dia. Foi sobretudo uma festa familiar com os actuais utentes, funcionários e Direcção. Apesar de ser uma representação – nunca podiam estar lá todos – deu para perceber o conjunto de pessoas a onde chega nosso Centro, algumas centenas. O Senhor D. Tomaz, na sua homilia sobre os textos sagrados referenciou a propósito a acção que o nosso Centro desenvolve e que nunca deve perder a sua ligação à Comunidade. Lembrou os tempos em que, ainda aluno de teologia, deu o seu contributo a este trabalho sobretudo em Campos de Férias de Juventude que nessa altura se organizavam. Fez votos para que continue a realizar, de forma correcta, as missões a que a Paróquia o destina como uma maneira de levar aos outros a caridade cristã.
Na festa que a seguir se realizou no salão, houve oportunidade para todos os grupos mostrarem um pouco o que fazem ou como vivem nesta casa que é o Centro Paroquial. A Comunidade necessita de saber o que é o Centro e como trabalha. Ninguém ama aquilo que desconhece, por isso temos de o conhecer para depois darmos a nossa ajuda.
Vamos continuar este ano a celebração do feliz aniversário desta casa, já com tanta história, e associar a ele o tema que o Senhor Patriarca propõe como programa pastoral para esta ano para toda a Diocese: “A experiência que este ano propomos é apenas o início de um processo que precisa de continuar. Onde grupos se constituírem para reflectir as realidades da nossa sociedade à luz do Evangelho e da Doutrina Social da Igreja serão acarinhados e apoiados” (D. José Policarpo).