Com Jesus, aprender a viver na luz
«A Quaresma abre-se sempre como um convite exigente e libertador: "Vem comigo"». O Sr. Patriarca, D. Rui Valério, convida-nos a retirar com Cristo para reencontrar o mundo na verdade e na luz.
Retirar-se com Cristo é aceitar entrar num tempo de silêncio, de escuta e de conversão; é criar espaço interior para estar na Sua presença e deixar que a Sua Palavra nos habite. Viver a Quaresma é uma escolha espiritual clara: renunciar ao que é sombra para caminhar na luz.
O Analfabetismo do Nosso Tempo
D. Rui Valério alerta para um paradoxo: nunca tivemos tanta comunicação e, no entanto, cresce um silencioso analfabetismo humano e espiritual. É a incapacidade de dar nome ao que se vive interiormente, de reconhecer o que se sente e de discernir o que verdadeiramente move as nossas decisões.
Tempo de Alfabetização Espiritual
A Quaresma revela-se como um tempo precioso para regressar à escola do Evangelho. Com Cristo, aprendemos a dar nome à sede de sentido, ao medo, à fragilidade e à esperança.
Oração
Educa o coração para a escuta.
Jejum
Liberta-nos das dependências que obscurecem o olhar.
Caridade
Abre-nos à verdade do outro e cura o egoísmo.
Renúncia Quaresmal 2026
Neste espírito de responsabilidade, o fruto da nossa renúncia quaresmal será destinado a pessoas e instituições afetadas pela depressão. O apoio será coordenado pela Cáritas Diocesana de Lisboa.
No ano passado, a generosidade da Diocese totalizou 195.117,37€ destinados a missões e apoio à vida.
Caminhar da sombra para a luz exige disponibilidade. Confiemos este caminho à Virgem Maria, para que a Palavra dê fruto em obras de conversão, esperança e vida nova.
Views: 2