Nossa Senhora do Ó é um dos títulos mais poéticos e litúrgicos atribuídos à Virgem Maria. Ele não se refere a um lugar geográfico, mas sim a um som: uma interjeição de admiração e súplica.

Esta devoção celebra a Virgem Maria grávida, nos dias finais da sua gestação, vivendo a expectativa do parto prestes a acontecer no Natal. É também conhecida como Nossa Senhora da Expectação ou Nossa Senhora do Parto.

Aqui está a explicação detalhada sobre a origem do nome, a devoção e as famosas antífonas.


1. Por que “Nossa Senhora do Ó”?

O nome curioso deriva da Liturgia das Horas (a oração oficial da Igreja Católica).

Nos sete dias que antecedem o Natal (de 17 a 23 de dezembro), a Igreja canta, durante as Vésperas (oração da tarde), sete antífonas especiais antes do Cântico de Maria (o Magnificat).

Como todas estas sete antífonas começam pela letra e interjeição “Ó” (ex: Ó Sabedoria, Ó Adonai…), o povo começou a chamar a Santa a quem estas orações precediam de “Nossa Senhora do Ó”.

Curiosidade: Na arte sacra, a forma arredondada do “O” também passou a simbolizar o ventre materno de Maria, inchado pela gravidez sagrada.


2. O Que São as “Antífonas do Ó”?

As “Antífonas do Ó” (ou Grandes Antífonas do Advento) são breves orações antiquíssimas (séculos VII ou VIII) dirigidas a Jesus Cristo, invocando a Sua vinda através de títulos messiânicos do Antigo Testamento. Elas representam o clamor da humanidade à espera do Salvador.

Aqui estão as sete antífonas, cantadas uma por dia:

Data Título Latino Título em Português Significado Resumido
17 Dez O Sapientia Ó Sabedoria Invoca o Verbo que saiu da boca do Altíssimo.
18 Dez O Adonai Ó Senhor Invoca o Senhor que apareceu a Moisés na sarça ardente.
19 Dez O Radix Jesse Ó Raiz de Jessé Invoca o descendente da família de David.
20 Dez O Clavis David Ó Chave de David Invoca aquele que abre o Reino dos Céus e liberta os cativos.
21 Dez O Oriens Ó Sol Nascente Invoca a luz eterna que ilumina os que estão nas trevas.
22 Dez O Rex Gentium Ó Rei das Nações Invoca a pedra angular que une a humanidade.
23 Dez O Emmanuel Ó Deus Conosco Invoca o Salvador, a esperança e o rei.

3. O Segredo Escondido: “ERO CRAS”

Existe um acróstico “secreto” e fascinante escondido nestas antífonas em latim. Se pegarmos na primeira letra de cada título messiânico na ordem inversa (do dia 23 para o dia 17):

  1. Emmanuel
  2. Rex
  3. Oriens
  4. Clavis
  5. Radix
  6. Adonai
  7. Sapientia

Forma-se a frase latina “ERO CRAS”, que significa: “AMANHÃ, EU VIREI” (ou “Amanhã estarei lá”). É como se, após sete dias de súplica da Igreja chamando pelo Messias, o próprio Jesus respondesse na véspera do Natal que a sua chegada é iminente.


4. A Devoção em Portugal

Esta festa foi instituída oficialmente no X Concílio de Toledo, na Espanha, no ano de 656, fixada no dia 18 de Dezembro (Festa da Expectação do Parto).

  • Iconografia: A imagem de Nossa Senhora do Ó costuma representar Maria com a mão sobre o ventre proeminente, ou com um sol sobre a barriga, indicando a luz que vai nascer.

  • Em Portugal: É uma devoção muito querida, com várias igrejas históricas dedicadas a ela (como a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó em Sabará/MG ou a freguesia de Nossa Senhora do Ó em Lisboa). É a padroeira das grávidas e das mulheres que desejam engravidar.

Views: 0