🙏 Ministros Extraordinários da Comunhão: Servidores da Esperança
Os Ministros Extraordinários da Comunhão são homens e mulheres que, com humildade e profundo sentido de missão, se tornam ponte viva entre Cristo e os irmãos mais frágeis da comunidade.
A sua principal missão, para a qual recebem formação adequada promovida pela Vigararia ou pela Diocese, é levar a Sagrada Comunhão aos doentes e idosos – nas suas casas, lares ou unidades de cuidados. Também colaboram, sempre que necessário, na distribuição da Comunhão nas celebrações eucarísticas.
✨ Uma missão de amor e presença
Este serviço é, nas palavras do Papa Francisco, “um gesto de ternura, de proximidade, de evangelização silenciosa”, que leva Cristo vivo àqueles que já não podem vir até Ele.
O Patriarca Emérito de Lisboa, D. José Policarpo, lembrava que “a Eucaristia nunca pode ser apenas um rito: é um encontro, é alimento, é envio. E ninguém pode ficar privado dela por causa da fragilidade física.”
Inspirados nestas palavras, os Ministros Extraordinários tornam-se verdadeiros missionários da esperança, pois não levam apenas o Corpo de Cristo – levam também a presença da comunidade, da Igreja viva que acompanha, escuta e consola.
“O enfermo que comunga sente-se parte da assembleia, sente-se em casa, na Igreja que o visita.”
– São João Paulo II
📌 Como solicitar a Comunhão ao domicílio
Se você ou um familiar necessita de receber a Comunhão em casa, pode solicitar este serviço da seguinte forma:
1. Contacte o Atendimento Paroquial – Sala de Acolhimento
🕘 Das 9h às 13h e das 16h às 19h
📞 Telefone: 213 630 039
2. Indique as seguintes informações:
-
Nome, idade e contacto telefónico;
-
Morada completa;
-
Dia e hora mais adequada para a visita;
Será posteriormente informado da data de início e do Ministro responsável por este acompanhamento.
Este serviço é uma expressão concreta da Igreja em saída, como nos desafia o Papa Francisco, levando o Amor de Deus a quem mais precisa.
Se deseja que o Senhor visite o seu lar, a paróquia está ao seu lado.
Views: 197